Técnico em Enfermagem

692 HORAS

A decisão de formar técnicos de enfermagem partiu de constatações observadas e sentidas pela equipe da Escola juntamente com a mantenedora nos diferentes setores da vida profissional da área de saúde. Apontamos, a seguir, algumas delas.

1. A equipe de enfermagem sente-se mais segura no exercício da profissão quando está melhor preparada, desempenha suas tarefas com competência, ao mesmo tempo que garante qualidade assistencial e segurança ao cliente.

2. O Conselho Regional de Enfermagem – COREN, considerando que o setor de enfermagem é da mais alta importância em qualquer programa de qualidade hospitalar, vem orientando o trabalho da enfermagem no sentido de melhorar a qualidade técnica desses profissionais.

3. Os hospitais, especialmente a mantenedora, na busca de melhorar a qualidade da assistência médica, demandam cada vez mais pelo profissional Técnico de Enfermagem.

4. O Centro Educacional Metropolitano - Aperfeiçoamento em Ciências da Saúde atento às exigências do mercado de trabalho, às necessidades e expectativas dos seus educandos, apresenta o Plano de Curso para Habilitação Profissional de Técnico de Enfermagem conforme Lei Federal n.º 9.394/96-
LDB, Decreto Federal n.º2208/97, Resolução CNE/CEB n.º 04/99, Parecer CNE/CEB nº16/99, Indicação CEE n.º 08/2000 e Deliberação CEE n.º 01/99.

Constituem objetivos da Habilitação Profissional de Técnico de Enfermagem:

1. promover a transição entre a Escola e o mundo do trabalho;
2. proporcionar a formação de profissionais - Auxiliares de Enfermagem - aptos a exercerem atividades específicas no trabalho, capazes de:
a - participar da equipe de saúde;
b - observar, reconhecer e descrever sintomas, e prestar cuidados de higiene, conforto e tratamento simples, sob a supervisão do enfermeiro ou do técnico;
3. proporcionar a formação de profissionais - Técnicos de Enfermagem - aptos a exercerem atividade de nível médio, envolvendo orientação e acompanhamento do trabalho de enfermagem em grau auxiliar, participar no planejamento da assistência de enfermagem, cabendo-lhe especialmente:
a - participar da programação da assistência de enfermagem;
b - executar ações assistenciais de enfermagem, exceto as privativas do Enfermeiro;
c - participar da orientação e supervisão do trabalho de enfermagem em grau auxiliar;
d - participar da equipe de saúde.
4. criar condições para o aluno assimilar valores que o ajudem, como cidadão consciente, a assumir o papel de agente participativo na renovação e/ou transformação da sociedade em que se insere;
5. proporcionar uma Educação capaz de estimular o educando a realizar seu objetivo pessoal, sintetizado no seu próprio desenvolvimento como pessoa humana;
6. estimular a formação de cidadão responsável, consciente, criativo, capaz de contribuir para a humanização e desenvolvimento da sociedade.
Para alcançar esses objetivos, a Escola se propõe manter um elevado padrão de ensino, funcionando como elo integrador, motivador e provocador de mudanças pedagógicas que conduzam para uma melhor qualidade do processo educacional, possibilitando acesso e desenvolvimento cultural, de uma forma ampla e eficaz no exercício profissional.

Documentos para matrícula:
-  Requerimento de Matrícula
-  Cópia do RG
-  Cópia do Título de eleitor (se possuir)
-  Cópia do CPF (do aluno do responsável)
-  Cópia do Histórico escolar e do certificado de conclusão do Ensino Fundamental
-  Cópia do Certificado de Conclusão da Qualificação Profissional de auxiliar em enfermagem
-  Cópia do Histórico Escolar e do Certificado de Conclusão do Ensino Médio.
Caso o candidato, no ato da matrícula, ainda não possua o diploma, deverá estar ciente de que a expedição do diploma de conclusão deste curso dependerá da apresentação do diploma do Ensino Médio.

* As matrículas serão efetuada dentro do limite de vagas, atendendo à legislação em vigor e, em havendo necessidade de processo seletivo, este será conforme a classificação de desempenho a critério do Colégio.

Valores:

NOVAS TURMAS
MENSALIDADE R$ 280,00
MATRICULA R$ 50,00

COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL:

- Identificar os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença.
- Identificar a estrutura e organização do sistema vigente.
- Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho.
- Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade.
- Realizar trabalho em equipe, correlacionado conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área.
- Aplicar normas de biossegurança.
- Aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental.
- Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário.
- Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente.
- Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho.
- Avaliar riscos de iatrogenias, ao executar procedimentos técnicos.
- Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde.
- Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.
- Operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção.
- Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação.
- Prestar informações ao cliente, ao paciente, ao sistema de saúde e a outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados.
- Orientar clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a própria saúde.
- Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação.
- Utilizar recursos e ferramentas de informática específicos da área.
- Realizar primeiros socorros em situações de emergências.